quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

A economia pecuária nas Américas

Destacamos o Simpósio Temático “A economia pecuária nas Américas”, no contexto do V CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE HISTÓRIA ECONÔMICA (CLADHE V), que será realizado na Universidade de São Paulo (USP), de 19 a 21 de Julho de 2016.
Este Simpósio, organizado por Luís Augusto Farinatti (UFSM) e Maria Aparecida Lopes (California State Universty, Fresno), tem como proposta:

A produção e o consumo de produtos derivados da criação de animais ocupou um papel importante em diversas áreas do continente americano. Ainda que respeitada sua distância geográfica e temporal, as regiões de produção pecuária comportaram similitudes e diferenças que permitem reflexões conjuntas e comparativas. O objetivo deste simpósio é, assim, reunir pesquisas históricas sobre a economia pecuária em diversos países do continente americano, bem como as sociedades que se formaram em torno dessas economias. O espectro temporal proposto é amplo, cobrindo desde os tempos coloniais até o século XX. Serão bemvindos trabalhos acerca da criação, comércio e circulação de gado e produtos derivados, formas de mão-de-obra, estruturas agrárias e transformações da paisagem associadas a essa produção, técnicas e racionalidade econômica, políticas públicas relativas ao tema, assim como estudos relativos ao consumo da carne (fresca, frigorificada, e/ou conservada de diversas formas). Também interessam trabalhos que revelem a existência e formas de tratamento metodológico de fontes para o estudo do tema proposto. Pensamos que a amplitude continental desta proposta permitirá o encontro de pesquisadores e a realização de debates que colocarão em relevo contrastes e analogias que potencializarão análises mais abrangentes e mesmo projetos de cooperação futura.


As informações sobre a inscrição de trabalhos estão disponíveis em: http://www.cladhe5.org/