Destacamos o Simpósio Temático “Estado, saber e poder para o agro na América Latina”, no contexto do V CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE HISTÓRIA ECONÔMICA (CLADHE V), que será realizado na Universidade de São Paulo (USP), de 19 a 21 de Julho de 2016.
Este Simpósio, organizado por Noemí Girbal-Blacha (Universidad Nacional de Quilmes. CONICET – AR) e Sonia Regina de Mendonça (Universidade Federal Fluminense, CNPq – BR), tem como proposta:
Ao longo de todo o processo de lenta e peculiar configuração do capitalismo nas formações sociais latino-americanas, diversas políticas públicas foram encetadas tanto no sentido de promover a suposta “elevação do nível de vida” das populações rurais, quanto no de formar técnicos e gerar tecnologias capazes de diagnosticar e/ou implementar essas políticas. A proposta deste Simpódio visa estimular discussões e intercambio entre pesquisadores dedicados a analisar quer as políticas estatais destinadas a atuar junto aos trabalhadores do campo, visando maximizar sua produtividade em nome de intervenções modernizadoras e/ou assistencialista – como as políticas de Educação Agrícola ou Extensão Rurais, por exemplo - quer as políticas voltadas para a formação de quadros técnicos especializados incumbidos de gerir e/ou controlar a economia e a sociedade rurais no decorrer dos séculos XX e XXI. Busca-se também dialogar com trabalhos que investiguem a atuação e pensamento de intelectuais ocupantes de cargos estratégicos junto a organismos estatais ligados à agricultura. Em síntese, esta é uma proposta que objetiva discutir a inter-relação entre Saber e Poder como mecanismos inerentes às políticas agrícolas ou agrárias aplicadas ao agro latino-americano. Espera-se que os trabalhos enfatizem o estudo sobre: a) os canais de profissionalização dos especialistas que atuaram junto ao mundo rural latino-americano; b) as práticas incumbidas de levar o saber técnico a produtores rurais de distintos portes, através de políticas agrícolas ligadas ao Ensino, Extensionismo, Assistência Social e geração de Tecnologias agrícolas, bem como c) os agentes sociais imbricados a essas mesmas práticas/políticas. Espera-se, igualmente, investigações sobre o papel da influência estrangeira – estadunidense, sobretudo – junto à formação dos técnicos e políticas agrícolas nos distintos países da América Latina.
As informações sobre a inscrição de trabalhos estão disponíveis em: http://www.cladhe5.org/
Ao longo de todo o processo de lenta e peculiar configuração do capitalismo nas formações sociais latino-americanas, diversas políticas públicas foram encetadas tanto no sentido de promover a suposta “elevação do nível de vida” das populações rurais, quanto no de formar técnicos e gerar tecnologias capazes de diagnosticar e/ou implementar essas políticas. A proposta deste Simpódio visa estimular discussões e intercambio entre pesquisadores dedicados a analisar quer as políticas estatais destinadas a atuar junto aos trabalhadores do campo, visando maximizar sua produtividade em nome de intervenções modernizadoras e/ou assistencialista – como as políticas de Educação Agrícola ou Extensão Rurais, por exemplo - quer as políticas voltadas para a formação de quadros técnicos especializados incumbidos de gerir e/ou controlar a economia e a sociedade rurais no decorrer dos séculos XX e XXI. Busca-se também dialogar com trabalhos que investiguem a atuação e pensamento de intelectuais ocupantes de cargos estratégicos junto a organismos estatais ligados à agricultura. Em síntese, esta é uma proposta que objetiva discutir a inter-relação entre Saber e Poder como mecanismos inerentes às políticas agrícolas ou agrárias aplicadas ao agro latino-americano. Espera-se que os trabalhos enfatizem o estudo sobre: a) os canais de profissionalização dos especialistas que atuaram junto ao mundo rural latino-americano; b) as práticas incumbidas de levar o saber técnico a produtores rurais de distintos portes, através de políticas agrícolas ligadas ao Ensino, Extensionismo, Assistência Social e geração de Tecnologias agrícolas, bem como c) os agentes sociais imbricados a essas mesmas práticas/políticas. Espera-se, igualmente, investigações sobre o papel da influência estrangeira – estadunidense, sobretudo – junto à formação dos técnicos e políticas agrícolas nos distintos países da América Latina.
As informações sobre a inscrição de trabalhos estão disponíveis em: http://www.cladhe5.org/